domingo, 20 de fevereiro de 2011

Balão Gástrico - Preços, riscos, tipos e resultados

O Balão Gástrico ou Intragástrico é um procedimento não cirúrgico para tratar a obesidade. Trata-se de um balão de silicone macio que é inserido no estômago por meio de endoscopia - Saiba os Preços, tipos, riscos, resultados e clinicas onde fazer o balão gástrico em Portugal.
O balão gástrico, também conhecido como balão intragástrico, é um tratamento não cirúrgico contra a obesidade, que consiste na colocação de um balão de silicone no estômago através de uma endoscopia.

Este balão é uma prótese esférica e lisa que é preenchida com 350 a 700 ml de líquido (dependendo do tamanho da cavidade gástrica, da idade do paciente, da estatura e sexo), o que diminui o volume gástrico disponível para os alimentos, tendo efeito de limitação da capacidade de ingestão.

O balão gástrico é colocado endoscopicamente sendo que o processo demorará menos de vinte minutos sob sedação ou anestesia leve e em regime de ambulatório, não sendo necessário que o paciente fique internado no hospital. Esta bolsa permanecerá no estômago por um tempo máximo de seis meses (para que a prótese não seja corroída pelos ácidos estomacais), sendo depois removido pelo mesmo processo da sua inserção. O doente pode, contudo, requisitar substituições no final de cada semestre.

Doente-tipo
Idealmente, o balão intragásrico é aconselhado a pessoas que necessitem perder mais de 10 quilos e que não tenham obtido resultados positivos noutros métodos por não conseguirem educar-se na sua alimentação. Grosso modo, o paciente obeso é um indivíduo que se alimenta em demasia, e com o balão não consegue fazê-lo, conseguindo assim estabelecer novas regras para o seu organismo no que respeita à alimentação.

O balão intragástrico é especialmente aconselhado nos casos seguintes:

• Doentes super obesos (IMC superior a 50) que têm indicação cirúrgica para tratamento da obesidade - a colocação do balão terá como objectivo conseguir perda de peso pré-operatória para diminuir riscos cirúrgicos.

• Doentes com indicação cirúrgica para tratamento da obesidade mas que não pretendem ser sujeitos a essa intervenção

• Doentes obesos que, sem indicação cirúrgica, não perderam o peso desejado com um programa alimentar e desejam acelerar a perda de peso.

Riscos e efeitos secundários
Embora a colocação da prótese seja um procedimento pouco invasivo, este não é isento de riscos. A sedação ou anestesia necessárias para a colocação ou retiro do balão trazem alguns riscos, nos quais se incluem reacções alérgicas, arritmias cardíacas, complicações respiratórias, entre outras. Todavia, o seu registo é relativamente raro, e para mais informações deverá questionar o seu médico.

Os primeiros dias após a colocação do balão gástrico podem trazer náuseas e vómitos. Contudo, estes efeitos secundários são temporários, uma vez que o organismo começará a aceitar e a habituar-se ao instrumento.

Em casos raros dá-se o vazamento do balão, contudo é possível detectar a anomalia uma vês que o mesmo é insuflado com um corante adicional que provocará alteração da cor nas fezes e urina. No caso de o vazamento ocorrer, a prótese deverá ser retirada imediatamente.

A manutenção do balão por mais de seis meses poderá levar a complicações como a ruptura espontânea e a erosão da mucosa gástrica, arriscando hemorragia interna.

Regime alimentar e exercício
Durante a primeira semana, o doente será sujeito a uma dieta à base de líquidos. Depois desta primeira semana, o nutricionista que segue o paciente deverá começar inserir sólidos na dieta, sendo que este programa será limitado e rígido em termos calóricos para ajudar o doente a começar o plano de perda de peso. Nos seis meses que se seguirão, o doente terá de seguir um plano de dieta personalizado e encontrar-se frequentemente com a equipa de profissionais de saúde para monitorar a sua evolução. Recomenda-se ainda a manutenção de um programa de exercício físico que aumentará o sucesso do procedimento.

Resultados conseguidos
Durante o processo é esperada uma grande perda de peso que poderá variar entre os 15 e os 30 quilos, consoante a constituição física do paciente e a forma como estrutura a sua alimentação e estilo de vida (sedentário ou activo). Além da perda de peso, o indivíduo deverá ter conseguido reeducar o seu organismo para uma ingestão de alimentos saudável e normalizada.

Devemos todavia reforçar que o efeito positivo do procedimento depende do cumprimento das regras alimentares impostas, já que o estômago se caracteriza por ter uma capacidade de dilatação considerável, adaptando-se à ingestão de quantidades crescentes de alimentos.

Recuperação e acompanhamentoDependendo do tempo que o organismo levar a habituar-se ao Balão Intragástrico, devem seguir-se, em média, três dias de pouca actividade para recuperação do mesmo.

O programa de acompanhamento é essencial para o êxito do procedimento e para a apreensão de novos hábitos de vida saudáveis. As reuniões com a equipa de profissionais de saúde devem ser regulares (de duas em duas semanas, por exemplo) para uma avaliação completa do progresso.

Depois de retirar o balão

O período que se segue à remoção do balão gástrico é o mais “perigoso” pois não existirá o apoio de um estômago cheio para se sentir artificialmente saciado. O maior esforço tanto da equipa médica profissional como do paciente deverá ser conduzido para a reeducação alimentar e nutricional do paciente, para que este melhore a sua qualidade de vida e para que compreenda que não precisa de abdicar rigidamente do prazer de comer para emagrecer.

Preços do balão gástricoO preço para inserção e remoção de um balão gástrico varia entre os 4000 e os 6000 euros.

Clinicas onde fazer em Portugal
• AÇORES
Hospital do Divino Espírito Santo
Localização: Rua da Grotinha, Ponta Delgada

• AVEIRO
Corporación Dermoestética
Localização: Av. dos Congressos da Oposição Democrática, 61

• BRAGA
Corporación Dermoestética
Localização: Av. Liberdade , 459

• COIMBRA

Centro Hospitalar de Coimbra
Localização: Rua dos Coves, S. Martinho do Bispo

Corporación Dermoestética

Localização: Rua João Machado, ns. de policia 17 e 19

• LISBOA

Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria)
Localização: Avenida Professor Egas Moniz

CITRO - Centro Integrado de Tratamento e Reabilitação da Obesidade
Localização: Avenida Almirante Reis, nº 62 - 5º Dto

Clínica M6
Localização: Edifício Monumental; Av. Fontes Pereira de Melo, 51 C 1º Piso

Clínica São João de Deus
Localização: Rua António Patrício, 25

Corporación Dermoestética
Localização: Avenida Antonio Augusto Aguiar, 30C

• PORTO

Clínica Médica Cirurgica Doutor Sérgio Silva
Localização: Praça Carlos Alberto 32

Corporación Dermoestética
Localização: Rua Do Almada, 630 (Edif Mapfre)

Doutor Luís Azevedo Lobo
Localização: Porto: Rua Venezuela 139-r/c ( Lordelo do Ouro )

Hospital de São João Porto
Localização: Alameda Prof. Hernâni Monteiro, Paranhos


Em breve publicare-mos algumas fotos antes e depois do procedimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXE O SEU TESTEMUNHO, E AJUDE OUTRAS MULHERES.

1 - Aconselha esta cirurgia a outras pessoas?
2 - Os resultados foram os esperados?
3 - Preços - Quanto gastou na sua totalidade?
4 - A cirurgia mudou a sua vida?
5 - Que cuidados teve e exames realizou antes da cirurgia?
6 - Como correu a cirurgia?
7 - Como foi o pós operatório?
8 - Qual o nome da clinica, hospital e cirurgião plastico que realizou a cirurgia?

TODOS querem saber além da recuperação e do resultado, o VALOR e ONDE realizou a cirurgia. Por favor NÃO esqueçam de informar o VALOR e o nome da CLINICA.

Conte a sua história e ajude milhares de pessoas com as suas informações. Podemos não conseguir mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte. Ajude o próximo!