domingo, 20 de fevereiro de 2011

Implantes Dentários - Preços, riscos, complicações, resultados e cuidados

Os implantes dentários são frequentemente a melhor opção de tratamento para substituir os dentes perdidos. Saiba os preços, riscos, complicações, rejeição, vantagens, resultados, cuidados, manutenção, preços, e clinicas onde fazer um implante dentário em Portugal.

Não precisamos de pensar muito para chegar à conclusão de que uma boca com falta dentes pode ser um grande incómodo no nosso dia a dia. Ter falta de dentes não só nos esconder o sorriso, como pode também trazer complicações à formação do bolo alimentar pelo processo de mastigar. Contudo, e com os avanços da tecnologia, não há desculpas para contornar as soluções disponíveis, e uma das opções mais viáveis é a dos implantes dentários.
Implantes Dentários
Os Implantes dentários são raízes de titânio criadas por meio artificial implantadas no osso maxilar, funcionando exactamente como os dentes naturais e permitindo dar suporte às coroas de cerâmica. No final é praticamente impossível distinguir um dente colocado sobre um implante de um dente natural. Os implantes podem ser colocados tanto no maxilar superior como inferior. Dependendo de cada caso individual e do número de implantes, o processo demora entre 30 a 60 minutos e é feito com anestesia local. O processo cirúrgico é simples, rápido e indolor.

Colocação de um implanteOs implantes são colocados com anestesia local e a cirurgia é levada a cabo em ambiente estéril por forma a prevenir possíveis infecções. De um modo geral, colocam-se os implantes sem incisão na gengiva e sem pontos. Faz-se um pequeno furo no osso e coloca-se o implante; posteriormente, enrosca-se uma tampa de cicatrização ao implante e coloca-se a coroa provisória.

Diferentes tipos de Implantes dentários
Existem dois tipos de implantes utilizados:

• Endosseo (dentro do osso): são os mais utilizados e os vários tipos incluem em parafuso, em cilindro ou em lâmina. Cada implante suporta um ou mais dentes e este tipo de implantes é normalmente utilizado como alternativa a pontes ou próteses removíveis.

• Subperiosseo (em cima do osso): são colocados por cima do osso com pilares de metal a atravessar a gengiva de modo a segurar a prótese. Estes implantes são utilizados preferencialmente em doentes que não conseguem segurar uma prótese removível e/ou têm muito pouca estrutura óssea.

Fases do tratamento
As fases do tratamento dividem-se em quatro sectores principais:
• Exame e diagnóstico
• Fase cirúrgica (colocação dos implantes)
• Fase protésica (colocação das próteses)
• Fase de manutenção (vigilância)

Candidatos ideais
Qualquer pessoa pode ser candidata a implante dentário. O candidato ideal terá contudo de ter uma boa condição geral da boca, bom tecido gengival e uma quantidade de osso disponível suficiente. No que respeita à idade, é apenas recomendável que o paciente tenha 16 anos ou mais para que o crescimento ósseo dos maxilares termine.

Riscos e complicaçõesOs riscos neste tipo de procedimento são mínimos. Usualmente, a cirurgia é levada a cabo com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos odontológicos, como a extracção de um dente. Durante a intervenção, o doente não sentirá qualquer dor e, nas horas posteriores, as dores podem ser facilmente controladas através de medicamentos receitados pelo médico dentista.

Rejeição
O risco de rejeição do implante dentário é nulo, uma vez que esta só pode ocorrer perante a presença de antigénio (só existente em tecido vivo, como coração ou fígado por exemplo). O implante é feito de titânio, um material biocompatível e portanto não rejeitado pelo organismo. O que poderá suceder em casos raros é a falha na união do implante com o osso.

Vantagens
A técnica de implantes dentários tem diversas vantagens, das quais vale a pena reforçar:

• Preserva a estrutura óssea da região desdentada;
• As próteses dentárias são fixas e de dimensões reduzidas;
• Melhoria do conforto e capacidade na mastigação e fala;
• Aumento da auto-estima
• Melhoria estética e rejuvenescimento da face;
• Impedem a reabsorção do osso no local onde se perderam os dentes;
• Taxa de sucesso actual é superior a 90%;
• Podem durar por toda a vida.

Resultados de um implante dentário
Este procedimento tem como resultado dentes perfeitos e uniformes. As coroas respeitarão a cor dos dentes dos pacientes para que estas não se diferenciem dos originais. As peças ficam fixas e depois de alguns dias passados da sua colocação, não se deverá sentir nenhum desconforto maior.

Grosso modo, os implantes podem durar décadas, dependendo da localização e da colaboração do paciente numa boa higiene oral e das suas visitas regulares ao dentista. Por razão da sua maior utilização e exposição a factores nocivos, os implantes dos molares costumam durar menos tempo que os implantes colocados na parte frontal da boca.

Cuidados e manutençãoDe uma forma geral, os cuidados a ter com os implantes são os mesmos dos dentes naturais: escovagem, uso de fio dental, bochechos com um elixir e visitas regulares ao dentista.

Preços de implantes dentários
O preço de um implante dentário é bastante variável, dependendo de vários factores: a necessidade ou não de “criar” osso, de “aumentar” a quantidade de gengiva e, obviamente, do numero de dentes a colocar. De uma forma geral e indicativa, no caso de um implante completo, o preço pode variar entre os 1250€ e os 2000€. Os tratamentos dentários não fazem parte do Serviço Nacional de Saúde, assim deverá consultar a sua seguradora e informar-se relativamente ao grau de cobertura e à possibilidade de escolha dos dentistas.

Clinicas Onde fazer em Portugal
• ALGARVE
Multiclinica Medefi, Clínica Dentária

Tel: (+351) 282 341 482
Urg.:(+351) 96 194 17 36
Fax: (+351) 282 341 497
Localização: Largo Miguel Bombarda 2-3, Lagoa

• AVEIRO
Corporación Dermoestética

Tel.: 707 25 25 25
Localização: Av. dos Congressos da Oposição Democrática, 61

• BRAGA
Corporación Dermoestética

Tel.: 707 25 25 25
Localização: Av. Liberdade , 459

• COIMBRA
Corporación Dermoestética

Tel.: 707 25 25 25
Localização: Rua João Machado, ns. de policia 17 e 19

• LISBOA

Corporación Dermoestética

Tel.: 707 25 25 25
Localização: Avenida Antonio Augusto Aguiar, 30C

Clínica Dentisaúde

Tel: 21 244 58 46; Móvel: 969 542 224; 934 375 353; 915 010 785
Email: info@clinicadentisaude.com.pt
Localização: Rua Sanches Coelho, Loja 3 C/D

Originaldente

Tel: 21 387 19 65
Fax: 21 240 72 83
Email: originaldente@netcabo.pt
Localização: Rua Infantaria 16 nº4, Loja B

Toothcare by Oralteam

Tel/Fax: +351 21 727 61 65; movel: +351 91 727 80 08
email : info@toothcare.pt
Localização:Galerias Twin Towers, Rua de Campolide, 351, Loja 1.59

• MARGEM SUL DO TEJO

Gesdente
Tel: 212958891; Móvel: 929016790
Localização: Praceta Leitão de Barros nº9-b, Sobreda

Tel: 212546627; Móvel: 929016790
Localização: Rua das Flores nº14- loja 3 e 4, Quinta do Brasileiro, Corroios

• PORTO

Clínica Médico-Dentária Prelada

Tel: 22 832 80 31
Localização: Rua João Andresen, nº 76

Corporación Dermoestética

Tel.: 707 25 25 25
Localização: Rua Do Almada, 630 (Edif Mapfre)

Outras Fontes Informativas:

  • Tudo que você precisa saber sobre implantes dentários
  • Implante Dentário – Custo e Tempo de Cicatrização e Recuperação
  • Preços de Implantes Dentários

  • Brevemente estarão também disponiveis algumas fotos antes e depois.

    1 comentário:

    1. fiz um implante frontal ,no total de quatro ,senti muitas dores no pos operatorio ,tive perda ossea ,o medico teve que fazer curetagem e trocar o implante mas o desconforto continua estou preocupada pois, nao fiz nenhum exame clinico antes

      ResponderEliminar

    DEIXE O SEU TESTEMUNHO, E AJUDE OUTRAS MULHERES.

    1 - Aconselha esta cirurgia a outras pessoas?
    2 - Os resultados foram os esperados?
    3 - Preços - Quanto gastou na sua totalidade?
    4 - A cirurgia mudou a sua vida?
    5 - Que cuidados teve e exames realizou antes da cirurgia?
    6 - Como correu a cirurgia?
    7 - Como foi o pós operatório?
    8 - Qual o nome da clinica, hospital e cirurgião plastico que realizou a cirurgia?

    TODOS querem saber além da recuperação e do resultado, o VALOR e ONDE realizou a cirurgia. Por favor NÃO esqueçam de informar o VALOR e o nome da CLINICA.

    Conte a sua história e ajude milhares de pessoas com as suas informações. Podemos não conseguir mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte. Ajude o próximo!