terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mentoplastia - Preço, cirurgia do queixo antes e depois

A cirurgia do queixo, mais conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo, quer por aumento (comum implante) quer por redução (cirurgia sobre o osso). Muitas vezes os cirurgiões plásticos podem recomendar a cirurgia do queixo a um paciente juntamente com cirurgia de nariz, com o objectivo de atingir proporções faciais equilibradas, já que o tamanho do queixo pod eampliar ou diminuir o tamanho aparente do nariz.

Mentoplastia para aumentar e reduzir o queixo

A mentoplastia divide-se em duas grandes categorias: os procedimentos que aumentam o queixo, e aqueles que o reduzem. O aumento do queixo é feito com mais frequência do que a redução do queixo, reflectindo o facto de que a microgenia (queixo pequeno) é uma anormalidade mais comum do queixo.

O aumento do queixo pode ser realizado através da inserção de um implante sob a pele ou realizando uma mentoplastia deslizante. A inserção de um implante leva 30-60 minutos, enquanto uma mentoplastia deslizante é um pouco mais longa - 45-90 minutos.

Os implantes no queixo são usados em pacientes com microgenia leve ou moderada. Para inserir o implante, o cirurgião pode optar por fazer a incisão abaixo do queixo (submento) ou no interior da boca (intra-oral). Em ambos os casos, o cirurgião corta através de várias camadas de tecido, tomando cuidado para não danificar nervos importantes no queixo. O cirurgião faz uma bolsa no tecido conjuntivo no interior do queixo e lava-lo com uma solução anti-séptica. O implante estéril é então inserido no bolso e posicionado correctamente.

Por outro lado, a mentoplastia deslizante pode ser realizada se o queixo do paciente for demasiado pequeno para o aumento com um implante, ou se a deformidade for mais complexa. Neste procedimento, o cirurgião corta através do maxilar com uma serra oscilante e remove parte do osso. Ele move então o segmento ósseo para a frente, segurando-o no lugar com placas de metal e parafusos.

No caso de estarmos perante a redução de um queixo muito grande ou saliente, esta pode ser feita através da redução directa ou também uma mentoplastia deslizante. Numa redução directa, o cirurgião uma incisão submental ou intra-oral e remove o excesso de osso do queixo. Um deslizamento de redução mentoplástica é semelhante a uma mentoplastia para aumentar o queixo, excepto o facto de que o segmento ósseo é movido para trás, em vez de para frente.

Candidatos

Os bons candidatos a uma mentoplastia incluem homens e mulheres fisicamente saudáveis e que procuram melhorar a aparência do queixo ou da área da mandíbula. Como em qualquer outro tipo de cirurgia plástica, os pacientes também devem ter expectativas realistas.

Riscos e Complicações da mentoplastia
As complicações nos procedimentos de mentoplastia não ocorrem com grande frequência. Embora seja raro, alguns pacientes podem desenvolver uma infecção na área do queixo ou lábio, normalmente tratada com antibióticos. O cirurgião pode recomendar um período de espera para ver se a infecção se resolve com o tratamento antibiótico. Em casos muito raros a infecção requer mesmo drenagem cirúrgica. A formação de tecido cicatricial também é uma possibilidade, bem como partes do osso podem erodir.

Os pacientes podem ainda sofrer de falta de sensibilidade na área do queixo ou lábio, no entanto, de uma forma geral, a dormência é temporária sendo que apenas em casos raros a perda de sensibilidadeé permanente.

As complicações potenciais associadas à mentoplastia podem ainda incluir reacções adversas à anestesia, contractura capsular, deslize do implante (em caso de mentoplastia de aumento), aspecto pouco natural ou a necessidade de uma segunda cirurgia adicional.

Pré-Operatório

Os pacientes devem parar de fumar e interromper a toma de todos os medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico, pelo menos duas semanas antes da mentoplastia. Se o cirurgião estiver a planear fazer uma incisão submentoniana, o paciente deve usar um creme facial antibacteriano pelo menos dois dias antes da cirurgia. No caso dos pacientes que receberão uma abordagem intra-oral, devem lavar a boca com elixir bucal três vezes ao dia durante dois dias antes da cirurgia. Os pacientes não devem ainda comer ou beber nada durante as oito horas que antecedem o procedimento.

Recuperação e Pós-Operatório da mentoplastia

A recuperação da mentoplastia é bastante leve. A cirurgia é ambulatorial, o que significa que o paciente pode voltar para cas ano próprio dia. Há pouca dor e desconforto e o paciente regressa no quinto dia após a cirurgia para retirar os pequenos pontos por baixo do queixo. Cerca de 70% do inchaço desaparece nas duas primeiras semanas, sendo que o restante desaparecerá dentro de um mês no máximo.

O paciente deverá poder voltar ao trabalho cerca de uma semana após o procedimento e pode retomar o exercício físico três semanas depois de se ter submetido ao procedimento. Outros cuidados de pós-operatório são: uma dieta líquida durante quatro ou cinco dias, elevar a cabeceira da cama e evitar dormir sobre o rosto ou tocar desnecessariamente na área do queixo.

Preço da mentoplastia, quanto custa?

Uma mentoplastia pode custar entre 750 e 1500 euros.

Clínicas em Portugal que realizam a mentoplastia

(Lisboa) Clinica M6: http://www.clinica-m6.com/
( Lisboa) MyMoment: www.mymoment.pt/
(Lisboa) Clinica Atalanta: http://www.atlanta.com.pt
(Porto) Centro de Cirurgia Plástica Jaime Rocha: www.cirurgiaplastica.com.pt

Fotos da mentoplastia antes e depois
Fotos Disponiveis Brevemente!

1 comentário:

  1. Ouvi falar muito pouco sobre esta cirurgia, mas me interessei. Marquei uma consulta para o início de 2014 na Montenegro Cirurgia Plástica.

    ResponderEliminar

DEIXE O SEU TESTEMUNHO, E AJUDE OUTRAS MULHERES.

1 - Aconselha esta cirurgia a outras pessoas?
2 - Os resultados foram os esperados?
3 - Preços - Quanto gastou na sua totalidade?
4 - A cirurgia mudou a sua vida?
5 - Que cuidados teve e exames realizou antes da cirurgia?
6 - Como correu a cirurgia?
7 - Como foi o pós operatório?
8 - Qual o nome da clinica, hospital e cirurgião plastico que realizou a cirurgia?

TODOS querem saber além da recuperação e do resultado, o VALOR e ONDE realizou a cirurgia. Por favor NÃO esqueçam de informar o VALOR e o nome da CLINICA.

Conte a sua história e ajude milhares de pessoas com as suas informações. Podemos não conseguir mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte. Ajude o próximo!